Livro: Um universo em suas mãos.


Aos Exploradores do Mais Ilimitado dos Universos.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Ministro da Eduação

 
 
Renato Janine Ribeiro, filósofo, professor e escritor, com trânsito, cargos e grande reconhecimento na área, assumiu hoje, 06/04/2015, o Ministério da Educação, sendo 5.º ministro da presidenta Dilma, na Pasta, e, já o segundo sob o lema "Pátria Educadora".
 
Com mestrado pela Sorbonne, doutorado na USP e pós-doutorado pela British Library, o Prof. e Dr. Renato, em entrevista ao Programa Observatório da Imprensa, que foi ao ar em 31 de março deste ano, assim foi apresentado, nas palavras do editor, jornalista, Alberto Dines:


"Ele é um velho conhecido, já esteve aqui dez vezes, e muito querido. Suas participações, sempre marcadas por uma enorme generosidade. Ele diz o que pensa, não se esconde, se entrega. Fala com o coração e a razão em pé de igualdade. Professor de Ética e Filosofia Política, uma espécie de guru, mentor, mestre, numa esfera do conhecimento, onde infelizmente, poucos brasileiros se sobressaem. Foi convidado por nossa produção, depois de publicar um belíssimo e corajoso texto sobre as manifestações do dia 15, na Folha de São Paulo. Hoje, seis dias depois, está aqui, na condição de Ministro indicado, para a importantíssima Pasta da Educação. No intervalo, converteu-se no mais aplaudido ministro do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Uma unanimidade! Sua posse no próximo dia seis, poderá ser um marco, uma reversão no clima de animosidade e de ressentimento, que parece mais perigoso do que o nível da taxa de juros. "
 

O pensamento, influências e um pouco sobre as obras acadêmicas e/ou literárias do ministro, podem ser conferidas na entrevista acima citada e em uma outra dada em 2011 à Revista de História, disponíveis, respectivamente em: https://www.youtube.com/watch?v=q416HDpjctg e http://www.revistadehistoria.com.br/secao/entrevista/renato-janine-ribeirostro


Permita Deus que o professor Renato Janine Ribeiro permaneça no cargo durante todo o atual mandato da presidenta (pelo menos). Se assim for, é que lhe foram dadas, entre outras, as condições políticas e orçamentárias. Boa vontade, capacidade, disposição e fé, além de uma total abertura ao diálogo, estão entre as características mais marcantes do Prof. Renato. Tem o novo ministro uma tarefa espinhosa e árdua pela frente, não lhe será possível, claro, resolver completamente o problema educacional brasileiro, mas poderá avançar, avançar bastante, qualidades não lhe faltam.

 
Sucesso! Sucesso! Sucesso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário