Livro: Um universo em suas mãos.


Aos Exploradores do Mais Ilimitado dos Universos.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Quadras Populares - Fernando Pessoa (1)

Cantigas de portugueses
Tens o leque desdobrado
São como barcos no mar — Sem que estejas a abanar.
Vão de uma alma para outra Amor que pensa e que pensa
Com riscos de naufragar. Começa ou vai acabar.
Eu tenho um colar de pérolas Duas horas te esperei
Enfiado para te dar: Dois anos te esperaria.
As pérolas são os meus beijos, Dize: devo esperar mais?
O fio é o meu penar. Ou não vens porque inda é dia?
A Terra é sem vida, e nada Toda a noite ouvi no tanque
Vive mais que o coração... A pouca água a pingar.
E envolve-te a terra fria Toda a noite ouvi na alma
E a minha saudade não!  Que não me podes amar.
Deixa que um momento pense Dias são dias, e noites
Que ainda vives ao meu lado... São noites e não dormi...
Triste de quem por si mesmo Os dias a não te ver
Precisa ser enganado! As noites pensando em ti.
Morto hei de estar ao teu lado Trazes a rosa na mão
Sem o sentir nem saber... E colheste-a distraída...
Mesmo assim, isso me basta E que é do meu coração
Pra ver um bem em morrer. Que colheste mais sabida?
Não sei se a alma no Além vive... Teus olhos tristes, parados,
Morreste! E eu quero morrer! Coisa nenhuma a fitar...
Se vive, ver-te-ei; se não, Ah meu amor, meu amor,
Só assim te posso esquecer. Se eu fora nenhum lugar!
Se ontem à tua porta Depois do dia vem noite,
Mais triste o vento passou –  Depois da noite vem dia
Olha: levava um suspiro... E depois de ter saudades
Bem sabes quem te mandou... Vêm as saudades que havia.
Entreguei-te o coração, No baile em que dançam todos
E que tratos tu lhe destes! Alguém fica sem dançar.
É talvez por ’star estragado Melhor é não ir ao baile
Que ainda não me devolveste... Do que estar lá sem lá estar.
A caixa que não tem tampa Vale a pena ser discreto?
Fica sempre destapada Não sei bem se vale a pena.
Dá-me um sorriso dos teus O melhor é estar quieto
Porque não quero mais nada. E ter a cara serena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário